R. Sheila Melo Sobral, 90 - Alvarenga, São Bernardo do Campo - SP, 09854-540
Ligue Agora! (11) 9 4207-8448
Fazer a limpeza de caixa d’água antes do verão é fundamental!

Garanta mais saúde e bem-estar ao realizar a limpeza de caixa d’água antes do calor intenso do verão.

Em épocas mais quentes do ano é natural consumirmos mais água. Mas você sabia que é essencial realizar a limpeza de caixa d’água antes do verão?

Além de ser um dos principais sistemas de uma casa, o armazenamento de água requer cuidados redobrados para evitar o acúmulo de dejetos, infecções e até mesmo a formação de algas no recipiente.

Sabe aqueles limos verdes de dar arrepio? Eles podem causar sérias doenças quando entram em contato com nosso organismo.

Para evitar esse tipo de transtorno, separamos informações cruciais que você precisa saber para uma limpeza de caixa d´água eficiente. Vem com a gente!

Por que é tão importante realizar a limpeza de caixa d’água?

Sem dúvida, a limpeza da caixa é uma medida preventiva vital para a nossa saúde e bem-estar. Isso porque, esse meio de armazenamento é peça-chave na rotina de qualquer ambiente, seja em residência, comércio ou indústria.

Embora a água para consumo não venha diretamente da caixa, grande parte do que é usado no dia a dia vem dela e caso esteja suja, é possível acabar se contaminando com a sujidade acumulada no seu interior.

A origem de limo ou dejetos pode estar relacionada tanto pela ação do tempo (quando acumula-se sujeira na água dentro da caixa), quanto pela falta de cuidados e tratamentos (o que ocasiona a invasão de insetos e mosquitos que aproveitam para depositar ovos no líquido).

Inclusive, a própria presença dos sais e cloro da água pode causar o acúmulo de sujeira de tempos em tempos.

Por esses motivos a limpeza e higienização são tão importantes.

Parasitas como a dengue, se reproduzem em água limpa

O mosquito da dengue (Aedes aegypti) ama qualquer ponto de água parada, imagine então uma caixa d’água inteira disponível para esse tipo de praga urbana? Ele faria a festa e aceleraria seu processo de reprodução de maneira assustadora.

O surto de dengue pode ser ainda mais perigoso, porque esse mesmo vetor pode transmitir outras doenças. Como a febre chikungunya, provocada por um vírus que apresenta sintomas bem parecidos aos da dengue, como dores pelo corpo, cansaço, manchas avermelhadas, etc.

Curiosamente, a chikungunya é uma infecção mais leve que a dengue. Justamente por não provocar complicações mais drásticas, como a hemorragia. Outra preocupação é o zika vírus, responsável por causar uma forte epidemia de microcefalia em recém-nascidos no Brasil.

A importância da manutenção periódica

A vulnerabilidade da caixa d’água aberta faz com que entrem insetos, pequenos animais, sujeira e elementos estranhos que possam a vir comprometer sua potabilidade.

Além de limpar a caixa d’água, se faz ainda mais necessário manter as tampas das caixas sem frestas e realizar a manutenção periódica a cada seis meses. Mas se a água for carregada com muita sujeira e muito cloro, será preciso limpar mais vezes antes desse período.

Uma dica de ouro é sempre anotar a data da última limpeza para ter o controle de tempo até a próxima manutenção.

Mas você deve estar se perguntando como fazer da maneira correta a limpeza de caixa d’água. Nós vamos te explicar a seguir!

Saiba como fazer a limpeza de caixa d’água de maneira correta

Ter paciência é um dos principais segredos para fazer a limpeza de caixa d’água de forma eficiente, o restante do passo a passo a gente vai te mostrar a seguir. Olha só!

Preparo

1. Feche o registro de entrada de água;

2. Consuma a água que sobrou do reservatório para esvaziá-lo por pelo menos até um palmo de líquido dentro da caixa;

3. Feche o registro de saída antes de iniciar a limpeza até o fundo da caixa;

4. Separe uma pá de plástico, baldes e panos para a ação!

5. Com o restante de toda a água que está dentro da caixa, pegue um pano limpo ou esponja para higienizar toda parte interna do reservatório;

6. Retire a água da lavagem com o apoio de um pano úmido ou com ajuda de um balde. Lembre-se de não esvaziar a caixa através das torneiras, pois a sujeira pode contaminar os pontos de saída da caixa.

Obs.: Evite utilizar vassouras ou lãs de aço, já que esses objetos podem danificar a superfície da caixa.

É hora de partir para a higienização!

Somente a limpeza não é capaz de eliminar qualquer sinal de sujeira, é necessário higienizar a caixa d’água com água sanitária. O produto também trata os pontos de saída e a tubulação do reservatório.

  • Abra o registro e encha a caixa d’água com aproximadamente um palmo de água, e feche-o novamente;
  • Segure a mão na hora de despejar litros de água sanitária. Coloque 1 litro para cada 1.000 litros de água;
  • Espere essa mistura completa duas horas e a cada 30 minutos, passe a solução nas paredes internas e na tampa do reservatório;
  • Após esse tempo, abra a saída do registro para que esta solução faça a sanitização da tubulação de consumo (descargas/torneiras);
  • Depois de esvaziar a caixa d’água por completo, você poderá encher novamente.

Mas atenção! Para evitar acidentes no primeiro uso, opte por fazer a limpeza de quintais e lavagens no geral.

O recomendado é contar com o auxílio de uma empresa especializada na limpeza de caixa d’água. Está precisando de uma ajuda profissional?

Chame a Bye Insect!

Garanta mais saúde e bem-estar para sua família e das pessoas que convivem com você. Com a Bye Insect, seu reservatório de água é impermeabilizado por profissionais treinados, com conhecimentos nas aplicabilidades de produtos e técnica de aplicação.

Além disso, executamos serviços de impermeabilização em diversos padrões e modelos de caixas d’água condominiais e industriais, sem contar em reservatórios de residências e comércios.

0 0 vote
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Open chat
Olá, em que posso ajudar?