R. Sheila Melo Sobral, 90 - Alvarenga, São Bernardo do Campo - SP, 09854-540
Ligue Agora! (11) 9 4207-8448
A Importância de um Biólogo e Químico nas empresas de Desinsetização

Realizar o controle de pragas urbanas e vetores sinantrópicos exige conhecimentos específicos que garantam domínio na identificação de características básicas, como: alimentação, ciclos reprodutivos, abrigos e mecanismos de defesa, por exemplo.

O Conselho Federal de Biologia (CFBio) editou a Resolução nº 384 com objetivo de regularizar condições mínimas na atuação de um profissional no controle e combate à proliferação de pragas urbanas.

A resolução determina que o Biólogo é o profissional tecnicamente habilitado no controle de pragas e animais sinantrópicos, na capacitação e treinamento de colaboradores e na desinfecção e limpeza de reservatórios.


Para a efetivação do controle e combate à pragas e vetores, utiliza-se produtos químicos que devem ser aplicados por um especialista qualificado.

O trabalho do Químico é determinar as substâncias corretas para cada tipo de tratamento, bem como assumir responsabilidade em serviços de campo.

Atuação de um Biólogo

A Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) exige a contratação de no mínimo um profissional de nível superior capacitado no controle de pragas urbanas.


As principais atuações de um Biólogo dentro de uma empresa especializada em desinsetização e prevenção de proliferação de vetores são:1. Controle de Pragas:

  • Vistoria técnica do ambiente e edificação (após avaliação, indica-se medidas corretivas e preventivas, a fim de minimizar o uso abusivo e incorreto dos produtos);
  • Coletar amostras para identificação em áreas de campo;
  • Promover ações de biossegurança, para diminuir riscos do procedimento;
  • Implantar, planejar e elaborar relatórios técnicos do controle de pragas.

2. Desinfecção e Limpeza de Reservatórios:

Estabelecimento de métodos de lavagem e desinfecção para eliminação de agentes contaminantes em água potável ou água diálise.3. Capacitação e Treinamento de Colaboradores:

  • Planejar programas de saúde e educação ambiental para o controle de pragas;
  • Promover palestras, treinamentos, reuniões, cursos.

Atuação de um Químico

O Químico é capaz de analisar questões relacionadas ao meio ambiente e à saúde humana, bem como cumprir a função de manipulação, armazenamento, aplicação e transporte de produtos químicos para reduzir as chances de eventuais erros.


As principais atuações de um Químico dentro de uma empresa especializada em desinsetização e prevenção de proliferação de vetores são:

1. Controle de pragas:

  • Vistoria técnica do ambiente e edificação (após avaliação, indica-se medidas corretivas e preventivas, a fim de minimizar o uso abusivo e incorreto dos produtos);
  • Determinar o tipo de produto e a tecnologia que serão utilizados no controle de pragas; – Exercer a capina química, ou seja, trabalhar na gestão de plantas que possam oferecer risco aos ambientes urbanos e transmitir doenças, por meio de equipamentos manuais ou tecnológicos;
  • Definir prazos e assinaturas de Certidões de Assistência Técnica, com laudos e relatórios técnicos com avaliação de condições sanitárias e conservação do local.

2. Capacitação e Treinamento de Colaboradores:

  • Indicar a maneira correta de transporte e recursos de segurança em casos de acidentes como o derramamento de produtos químicos e substâncias tóxicas, por exemplo;
  • Administrar treinamento exclusivo aos colaboradores incluídos em qualquer processo de comercialização dos produtos químicos, com descrição completa dos componentes, modos de armazenamento e descarte de embalagens vazias.
0 0 vote
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Open chat
Olá, em que posso ajudar?