Realizar o controle de pragas urbanas e vetores sinantrópicos exige conhecimentos específicos que garantam domínio na identificação de características básicas, como: alimentação, ciclos reprodutivos, abrigos e mecanismos de defesa, por exemplo.
O Conselho Federal de Biologia (CFBio) editou a Resolução nº 384 com objetivo de regularizar condições mínimas na atuação de um profissional no controle e combate à proliferação de pragas urbanas.
A resolução determina que o Biólogo é o profissional tecnicamente habilitado no controle de pragas e animais sinantrópicos, na capacitação e treinamento de colaboradores e na desinfecção e limpeza de reservatórios.
Para a efetivação do controle e combate à pragas e vetores, utiliza-se produtos químicos que devem ser aplicados por um especialista qualificado.
O trabalho do Químico é determinar as substâncias corretas para cada tipo de tratamento, bem como assumir responsabilidade em serviços de campo.
Atuação de um Biólogo
A Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) exige a contratação de no mínimo um profissional de nível superior capacitado no controle de pragas urbanas.
As principais atuações de um Biólogo dentro de uma empresa especializada em desinsetização e prevenção de proliferação de vetores são:1. Controle de Pragas:
- Vistoria técnica do ambiente e edificação (após avaliação, indica-se medidas corretivas e preventivas, a fim de minimizar o uso abusivo e incorreto dos produtos);
- Coletar amostras para identificação em áreas de campo;
- Promover ações de biossegurança, para diminuir riscos do procedimento;
- Implantar, planejar e elaborar relatórios técnicos do controle de pragas.
2. Desinfecção e Limpeza de Reservatórios:
Estabelecimento de métodos de lavagem e desinfecção para eliminação de agentes contaminantes em água potável ou água diálise.3. Capacitação e Treinamento de Colaboradores:
- Planejar programas de saúde e educação ambiental para o controle de pragas;
- Promover palestras, treinamentos, reuniões, cursos.
Atuação de um Químico
O Químico é capaz de analisar questões relacionadas ao meio ambiente e à saúde humana, bem como cumprir a função de manipulação, armazenamento, aplicação e transporte de produtos químicos para reduzir as chances de eventuais erros.
As principais atuações de um Químico dentro de uma empresa especializada em desinsetização e prevenção de proliferação de vetores são:
1. Controle de pragas:
- Vistoria técnica do ambiente e edificação (após avaliação, indica-se medidas corretivas e preventivas, a fim de minimizar o uso abusivo e incorreto dos produtos);
- Determinar o tipo de produto e a tecnologia que serão utilizados no controle de pragas; – Exercer a capina química, ou seja, trabalhar na gestão de plantas que possam oferecer risco aos ambientes urbanos e transmitir doenças, por meio de equipamentos manuais ou tecnológicos;
- Definir prazos e assinaturas de Certidões de Assistência Técnica, com laudos e relatórios técnicos com avaliação de condições sanitárias e conservação do local.
2. Capacitação e Treinamento de Colaboradores:
- Indicar a maneira correta de transporte e recursos de segurança em casos de acidentes como o derramamento de produtos químicos e substâncias tóxicas, por exemplo;
- Administrar treinamento exclusivo aos colaboradores incluídos em qualquer processo de comercialização dos produtos químicos, com descrição completa dos componentes, modos de armazenamento e descarte de embalagens vazias.