Uma boa forma de acompanhar os serviços de desinsetização e desratização é pelo relatório de controle de pragas do ambiente afetado.
No relatório, é possível encontrar estatísticas do progresso do tratamento e analisar os fatores de risco que acometem a proliferação de pragas urbanas.
Objetivos do Relatório de Controle de Pragas
Recomenda-se que alguns tópicos básicos sejam abordados nos relatórios de controle de pragas. São eles:
- Definições
- Campos de Aplicação
- Monitoramento completo
- Referências
- Descrição do processo de combate
- Registro
- Anexos
Conteúdo do Relatório
Os relatórios de controle de pragas descrevem detalhadamente as medidas aplicadas e o progresso da prevenção por meio de dados como:
- Quantidade de pragas encontradas (separados por categorias);
- Fotografias das etapas do processo;
- Composição de produtos/materiais utilizados;
- Mapas e gráficos dos focos de pragas;
- Registro de periodicidade de manutenção dos serviços de desinsetização e desratização.
Métodos aplicados no Relatório de Controle de Pragas
Informações técnicas, de atendimento e apontamentos podem variar de um relatório de controle de pragas para outro.
Porém, há dois pontos pré-estabelecidos que são avaliados como ações corretivas e preventivas no controle de pragas. São classificados como:
Incorporação integra níveis de sensibilidade por ambiente, inspeção e reconhecimento de focos das pragas, implantação de armadilhas e iscas (de acordo com o mapa geral), definição de estratégia de trabalho, sugestões para aplicação de medidas e criação de planilha de controle de pragas,
Gestão baseia-se em cronogramas de atividades, monitoramento dos mapas de identificação de dispositivos, solicitação de clientes em forma de ordem de serviço, certidão de aplicação dos produtos nos ambientes e planilha de registro de pragas.
Responsabilidade de Gestão do Relatório
Independente da condição da empresa prestadora de serviço no controle de pragas, é preciso definir um profissional qualificado que será responsável pelo gerenciamento de atividades no controle de pragas e manter atualizada documentação com os seguintes itens exigidos:
- Licença de Operação
- Termo de Responsabilidade Técnica
- Licença Sanitária
- Contrato de Prestação de Serviço
- Registro de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
- Cronograma de Visitas Técnicas
- Registro da ANVISA e Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ).
A Importância do Relatório de Controle de Pragas
Além de registrar dados técnicos, descrever de forma completa as etapas do procedimento e desenvolver estratégias para o combate à proliferação de pragas, os relatórios de controle de pragas garantem segurança, legalidade e qualidade.
Após a realização do procedimento, o relatório de controle de pragas deve ser aprovado, datado e assinado pelos profissionais técnicos, de operações e responsáveis legais para firmar o comprometimento da avaliação, monitoramento, implementação e registro do serviço prestado.