R. Sheila Melo Sobral, 90 - Alvarenga, São Bernardo do Campo - SP, 09854-540
Ligue Agora! (11) 9 4207-8448
8 Curiosidades sobre Insetos em Casa

Só de considerar a ideia de que existem insetos em casa dá um arrepio. Conheça as principais espécies que podem viver escondidas debaixo do mesmo teto que você!

É unanimidade: ter insetos em casa é motivo de repulsa para qualquer família. As pequenas pragas urbanas se alojam nos lugares mais inusitados, tais como: vãos, frestas, pequenos buracos e outros espaços que a gente nem consegue imaginar.

Aliás, enquanto você lê esse texto, alguns deles podem estar bem próximos de você. É bem desconfortável pensar nisso, não é?

Por isso, listamos os principais insetos – e espécies de pragas – que vivem escondidos em casa. Veja a seguir!

Alguns exemplos de tipos comuns de insetos em casa

Com certeza você já se deparou com alguma praga ou inseto em casa. Entre os seres mais comuns em uma residência estão as persistentes formigas, as asquerosas baratas e as tão temidas aranhas.

Outros tipos de pragas incessantes são mosquitos e moscas, transmissores e hospedeiros de perigosas doenças. Inclusive, podemos citar os seres invisíveis aos olhos, como os ácaros.

Embora não seja um inseto, o rato também é considerado uma praga muito comum no cenário urbano. Sua capacidade quase ‘atlética’ é impressionante, uma vez que o animal consegue passar por buracos minúsculos, andar em estruturas de espessura de um fio telefônico e até mesmo nada sem respirar por 3 minutos.

No ponto de vista entomológico, o mundo dos insetos e das pragas urbanas pode ser bastante interessante. Por isso, separamos oito curiosidades sobre os indesejados visitantes que uma casa não merece receber.

Vamos lá?

8 curiosidades sobre insetos que vivem escondidos em casa

1. Formigas

As pequenas e ágeis formigas se instalam em lugares escuros e quentes, como frestas de pisos e azulejos. Nas casas, elas aparecem por todos os ambientes, seja na sala, cozinha, nos quartos ou até mesmo nos banheiros.

Sem contar que as formigas adoram se esconder dentro dos armários e de eletrodomésticos.

Além de doces, as formigas se alimentam de restos de alimentos. Curiosamente, algumas espécies também comem células de pele morta. Bizarro não é mesmo?

Por isso é fundamental manter os ambientes sempre limpos para evitar a invasão de formigas dentro de casa.

2. Baratas

As temidas baratas saem de seu esconderijo para aterrorizar os humanos, principalmente em dias mais quentes. Elas são atraídas por restos de alimentos de latas de lixo, umidade e gordura.

Geralmente, elas aparecem na cozinha, em áreas de serviço ou em depósitos, onde há o acúmulo de objetos.

Se você se deparar com uma simples barata solitária, fique atento porque existem dezenas de outras à espreita para invadir os ambientes e prejudicar o bem-estar dos moradores.

De acordo com pesquisadores, esses insetos vivem em bando, independente da espécie de barata. O recomendado é deixar tudo organizado e manter o chão limpo, sempre que possível.

Outra dica é evitar o acúmulo de água em banheiros e cozinha. As baratas se aproveitam desta fonte para repor hidratação que pode se estender a vários dias.

3. Aranhas não são insetos, mas adoram se esconder em casas

O medo de aranhas é real e não é para menos. Os aracnídeos caseiros podem são extremamente perigosos e pode ser até mortais.

As aranhas podem ser encontradas em ambientes sujos ou com bastante acúmulo de pó. Tênis e sapatos também são alvos certeiros desses animais que esperam a hora certa para atacar.

4. Percevejos de cama

Você sabia que existem pragas que se escondem na cama? Se não houver cuidado com a higienização, os percevejos podem facilmente se instalar nos colchões e se tornar um companheiro de sono nada agradável.

Apesar de não transmitir doenças e não ser vetor mecânico de microrganismos nocivos à nossa saúde, o percevejo se alimenta diretamente de sangue humano. Sua picada pode afetar as pessoas de formas diferentes: algumas nem percebem a picada, mas àquelas alérgicas podem sentir inchaço, vermelhidão e coceira.

Então, não dá para vacilar com essas pequenas ameaças, hein!

5. Ácaros

Aqui está um parente microscópico das aranhas. Os ácaros se nutrem se de pele morta humana e animal presentes em almofadas, travesseiros, tapetes, brinquedos de pelúcia e sofás.

Pessoas com asma alérgica, rinite ou outros tipos de alergia podem ter crises constantes se o acúmulo de poeira for realidade em sua rotina. Para evitar, é necessário manter os cômodos arejados e colocar travesseiros e roupas de cama ao sol de vez em quando.

6. Traças

Também conhecidas como borboletas noturnas, as traças são insetos que alimentam de materiais diversos. Isso acontece em determinadas espécies, na qual uma delas se nutre exclusivamente de celulose encontrada nas folhas de livros e revistas.

Já outra família de traças comem os tecidos que formam estofamentos, tapetes e roupas.

Para manter esses insetos longe de casa é preciso evitar o acúmulo de papéis, deixar os livros em locais limpos e arejados e inspecionar periodicamente as roupas.

7. Cupins

Embora os cupins não sejam denominados como insetos, em casa os famosos da luz se procuram por qualquer objeto que seja composto por celulose, como é o caso de livros, revistas e móveis de madeira.

Os cupins de lâmpada, também chamados de siriri, são os grandes responsáveis pela reprodução em massa da espécie. Uma nova colônia é constituída após a instalação de um casal de siriris atraídos especialmente por um ponto de luz.

8. Rato, nada discreto e causador de repulsa

É claro que agora não estamos falando de um inseto, mas os ratos são animais mais nocivos e prejudiciais para a saúde humana do que aranhas, traças e baratas.

Eles se adaptam facilmente em buracos e espaços muitas vezes esquecidos ou negligenciados de uma casa, como a garagem ou áreas de serviço. Restos de comida e sujeira são um prato cheio para os vetores de leptospirose.

Sua capacidade de reproduzir em alta demanda é assustadora! Durante um ano, um único roedor pode gerar até 10 ninhadas com 6 filhotes CADA.

Se perceber um fluxo grande de insetos em casa, busque ajuda de uma empresa especializada em controle de pragas para manter a saúde e higiene nos ambientes.

Com o auxílio de profissionais treinados e equipados, será possível realizar diagnósticos precisos para executar a manutenção mais adequada para cada necessidade.

1 1 vote
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Open chat
Olá, em que posso ajudar?